ESPECIALIDADES

Fonoaudiologia


1. Fala e Linguagem

Avaliação e tratamento fonoaudiológico para crianças que apresentam atraso, dificuldades para se comunicar e trocas na fala.

2. Gagueira

Avaliação e tratamento fonoaudiológico para crianças, adolescentes e adultos que estão gaguejando.

3. Leitura e escrita

Avaliação e tratamento fonoaudiológico para crianças e adultos que apresentam dificuldades na fluência de leitura, compreensão de textos e/ou na produção de frases e textos escritos

4. Laser terapia

É um recurso foto terapêutico que utiliza LASER vermelho e/ou infravermelho em um tecido e obtém respostas biológicas positivas em relação a terapêutica proposta. Corresponde à nova tecnologia não termal usada para ativar e potencializar a atividade celular com a luz (combustível para as reações orgânicas).

5. Oratória

Avaliação e treinamento fonoaudiológico para pessoas que desejam melhorar habilidades comunicativas relacionados à voz, dicção, linguagem corporal e assertividade na comunicação.

6. Orientação Fonoaudiológica

Atendimento voltado a orientação. Como a pais ou professores que desejam saber mais sobre desenvolvimento de fala e linguagem, professores que desejem aprender sobre cuidados com a voz.

7. Motricidade Orofacial

Apneia e ronco, respiração oral, alterações de postura da língua na fala e deglutição e

alterações do modo de mastigação como ineficiência, unilateralização e fadiga muscular.

8. Reabilitação Vestibular

Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB)

9. Transtorno do processamento Auditivo central

10. Voz

Avaliação e tratamento fonoaudiológico das alterações relacionadas à voz, tais como: rouquidão, esforço para falar, nódulos e fendas.




Nutrição Clínica e Comportamental


A avaliação do consumo alimentar é realizada na pratica clinica com a finalidade de fornecer subsídios para o desenvolvimento e a implantação de planos nutricionais. O profissional irá orientar uma alimentação que vise promover a saúde, prevenir outras intercorrências e adequar o estado nutricional do paciente. Nessa perspectiva, a nutrição comportamental destaca-se como uma abordagem voltada para os aspectos psicológicos, físicos, nutricionais e comportamentais do indivíduo. Atendimento para crianças, adultos e idosos.




Fisioterapia


FISIOTERAPIA visa fazer o diagnóstico , prevenção e tratamento de disfunçôes musculo esquelético. Previne e trata os distúrbios entre outros cinético – funcionais (biomecânica e funcionalidade humana)
O tratamento consiste na utilização de técnicas como eletroterapia, termo terapia e terapia manual, para a melhora das dores do corpo , além de preservar, manter , desenvolver ou reabilitar a integridade de órgãos e sistema locomotor 1. Fisioterapia em Acupuntura - Trata-se da aplicação da acupuntura - e também de outras técnicas da medicina tradicional chinesa – no tratamento de problemas musculoesqueléticos. Pode tratar dores e depressão. 2. Fisioterapia Cardiovascular - Trabalha com intervenções para prevenir os fatores de risco cardiovascular e garantir melhores condições físicas e mentais dos pacientes com doença cardiovascular crônica. Os profissionais atuam também com a recuperação de pacientes após um acidente vascular cerebral.
3. Fisioterapia Esportiva - Lidando diretamente com atletas de diferentes segmentos, essa atuação é marcada pela prevenção e tratamento de lesões em profissionais do esporte. 4. Fisioterapia em Gerontologia - Trabalha com atenção e cuidados a idosos, com ênfase em sua qualidade de vida, bem-estar e mobilidade. 5. Fisioterapia do Trabalho - Os profissionais dessa área tratam diretamente com pacientes que sofrem com as lesões de esforço repetitivo (LER), que são causadas por má postura ou repetição de movimentos feitos em seus ambientes de trabalho. 6. Fisioterapia em Saúde da Mulher - Compreende o trabalho com as especificidades do corpo da mulher. Desenvolve a fisioterapia íntima atuando no tratamento das disfunções orgasmicas, dor na relação sexual, Vaginismo, dificuldade de lubrificação, frigidez / distúrbio do desejo e Incontinêcia urinária
7. Fisioterapia em Oncologia - A assistência a pacientes com câncer - ou com sequelas da doença - também é uma das especialidades do fisioterapeuta. O profissional auxilia, inclusive, em pré-operatório, no preparo do paciente para o procedimento e para tentar reduzir as complicações. 8. Fisioterapia Respiratória - Trata de doenças respiratórias que podem ocasionar disfunções no diafragma, no metabolismo muscular e na oxigenação sanguínea. 9. Fisioterapia Traumato-Ortopédica - A área mais lembrada quando falamos em fisioterapia. Aqui o profissional auxilia os pacientes que tiveram luxações, fraturas, lesões na coluna ou nas articulações. 10. Fisioterapia em Osteopatia - Nessa área, o profissional trabalha com a manipulação musculoesquelética para tratar doenças e aliviar sintomas de dores. Um exemplo é o trabalho para recuperar a postura adequada. 11. Fisioterapia em Quiropraxia - Nesse campo de atuação, o fisioterapeuta ajuda com a prevenção de doenças ou seu agravamento e reabilita fisicamente o paciente.




Psicopedagogia


O fazer clínico está ordenado em compreender as potencialidades do aprendente para que o processo de aprendizagem seja refeito fora da condição de sofrimento. Sendo assim, valoriza-se muito a escuta psicopedagógica para traçar a atuação e elaborar um Plano de Atendimento Individualizado.

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA como serviço realizado: Tem por objetivo identificar as causas dos bloqueios para a aprendizagem, manifestos em sinais como baixo rendimento escolar, agressividade e falta de concentração.




PEI: Programa de Enriquecimento Instrumental


O PEI é um programa de intervenção cognitiva que compreende uma fundamentação teórica e um conjunto rico de instrumentos práticos e de ferramentas analítico-didáticas, focalizando em cada um dos três componentes de uma interação: o aprendiz, o estímulo e o mediador, com o objetivo de aumentar a eficiência do processo de aprendizagem.
Nasceu da teoria, pesquisas e estudos do psicólogo Reuven Feuerstein que acreditava que inteligência é modificável e não fixa. O PEI pode ser aplicado em grupo ou individualmente em crianças na idade escolar e em adultos e idosos de vários níveis de funcionamento.
O PEI pode ser aplicado em diferentes áreas como:
Área educacional para alunos do ensino regular, de sala de recursos, ltas habilidades e na educação de adultos.
Área clínica com todos os indivíduos a partir de 4 anos que necessitem de uma abordagem cognitiva para superar suas dificuldades de aprendizagem e/ou de comportamento.
Área empresarial em programas de treinamento das habilidades de pensamento e de aprendizagem e na promoção da produtividade.
Área institucional e social como uma ferramenta adicional para ajudar indivíduos que necessitam socializar-se, praticar atividades intelectuais, recuperar a autoestima e melhorar suas capacidades cognitivas.
Objetivos do PEI:
O objetivo central do PEI é a produção de modificações nas estruturas cognitivas dos indivíduos, expandindo o potencial de aprendizagem, aumentando a eficiência mental e melhorando a qualidade do desempenho intelectual.




Psicologia


Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência...

A Cliffono possui uma equipe atuante em Psicologia Clínica onde realizam atendimentos juntos a Crianças, Adultos, Idosos, Casais, Orientação Vocacional, Avaliação Neuropsicológica, Escolar/Educacional, Psicodiagnóstico, Psicoterapia em Línguas Estrangeiras, em Grupos, Terapia Familiar e Acompanhamento para Cirurgia Bariátrica.




Acompanhamento Escolar


O acompanhamento em atividades escolares tem como objetivo favorecer o estudo orientado, o aluno pode ter de 2 a 5 atendimentos por semana, de acordo com a necessidade e recebe, junto com os pais a orientação de estudo em casa. O acompanhamento proporciona as ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento do estudante.




Tratamento LSVT LOUD


Saiba mais sobre o LSVT LOUD, quem ele pode ajudar e como ele difere de outros programas de terapia da fala.

LSVT LOUD é um tratamento eficaz da fala para pessoas com doença de Parkinson (DP) e outras condições neurológicas.

LSVT LOUD é baseado em três estratégias principais para tornar o tratamento o mais eficaz possível:

ALVO: Intensidade vocal (amplitude)

Essas estratégias são consistentes com as estratégias mais eficazes e baseadas em evidências para aprendizagem e neuroplasticidade (a capacidade do cérebro de mudar).

MODO: Dosagem Intensiva e Alto Esforço

Tratamento intensivo e de alto esforço que incentiva as pessoas a realizarem mais, sempre trabalhando mais (por exemplo, “mais alto, por mais tempo”). As sessões são ministradas individualmente e adaptadas aos seus objetivos de comunicação individuais.

CALIBRAÇÃO: Generalização

Recalibrar o feedback sensorial para que as pessoas reconheçam que suas vozes novas e mais altas estão dentro dos limites normais. Isso aumenta a probabilidade de as pessoas com DP se sentirem confortáveis ​​e usarem sua voz mais alta em casa, no trabalho e no lazer.

Além dessas estratégias-chave, LSVT LOUD mantém as pessoas altamente engajadas, não apenas com sessões de tratamento frequentes, mas também com atribuições diárias para a prática de habilidades recém-aprendidas em casa e em suas comunidades. Além disso, LSVT LOUD individualiza os exercícios de tratamento de acordo com os interesses e objetivos pessoais de cada pessoa para melhorar a comunicação.




Acupuntura


ACUPUNTURA

Melhora dor na colune vertebral; reduz o estresse, ansiedade, depressão,

Melhora problemas estomacais, constipação, refluxo; alivio para enxaquecas e dores nervo trigêmeo; Melhora salivar e produzir lagrima nos olhos; Recuperação de lesões e cicatrize; alivia sintomas TPM, Menopausa; Problemas respiratórios e circulatórios; Dores articulares crônicas, fibromialgia; Problemas com insônia;

ACUPUNTURA FACIAL

Melhora o aumento da vitalidade e energia, maior relaxamento e o rejuvenescimento da pele.

ACUPUNTURA PEDIATRICA (com ou sem agulha)

Melhora a concentração, diminuição do uso de medicamentos, melhora problemas de alergia, acne, respiratórios.




Arte Terapia


A arte terapia é um dispositivo terapêutico que absorve saberes das diversas áreas do conhecimento, constituindo-se como uma prática transdisciplinar, visando a resgatar o homem em sua integralidade através de processos de autoconhecimento e transformação.

A arte terapia é um processo predominantemente não verbal, por meio das artes plásticas e da dramatização, que acolhe o ser humano com toda sua complexidade e dinamicidade. Procura aceitar os diversos aspectos dos pacientes, como os afetivos, culturais, cognitivos, motores, sociais entre outros, tão importantes na saúde mental. Atendimentos para crianças, adultos e idosos.




RPG - Fisioterapia


RPG - Tem como objetivo melhorar a postura, fortalecer e alongar os músculos, tendões e ligamentos necessários para realinhar todo o corpo.

Principais benefícios da RPG

Os benefícios da reeducação postural global podem ser percebidos desde as primeiras sessões, onde a pessoa se torna mais consciente da sua postura corporal, o que já é um estímulo para que ela se esforce em manter a boa postura durante seu dia-a-dia. Outros benefícios são:

  • Combater a dor nas costas e realinhar a coluna;
  • Eliminar a dor ciática;
  • Curar o torcicolo;
  • Corrigir o posicionamento dos joelhos;
  • Melhorar a respiração e a movimentação do tronco em pessoas com espondilite anquilosante;
  • Solucionar problemas de coluna como hérnia de disco;
  • Contribuir para o tratamento de alterações nas articulações como na dor crônica do quadril;
  • Eliminar a dor de cabeça causada pelo excesso de tensão nos músculos das costas e do pescoço;
  • Eliminar a dor de cabeça e a dor na mandíbula causada por alterações na articulação temporomandibular;
  • Corrigir o pé plano, por permitir um melhor realinhamento das forças da gravidade;
  • Melhorar a respiração por permitir uma maior amplitude dos músculos respiratórios;
  • Melhorar a posição da cabeça, que em muitos casos está mais para frente, que o ideal;
  • Melhorar o posicionamento dos ombros, que em muitos casos está mais virado para frente.

Na RPG os exercícios são indicados levando em consideração à necessidade de cada pessoa e por isso a prescrição é individual, não havendo recomendação generalizada, uma vez que cada pessoa tem características únicas que devem ser levadas em consideração. De forma geral, cada sessão de RPG dura aproximadamente 1 hora e a quantidade de sessões pode variar de acordo com o objetivo do tratamento e postura da pessoa.